2009-11-16

Um novo dia


Estou na minha varanda a olhar em frente. Vejo quatro palmeiras, no meio do cimento citadino e sorrio. Gosto realmente do sítio onde vivo e sei que uma vista destas não me vai ser fácil de repetir. Gosto da forma como as árvores se agitam por entre a chuva intensa que caí… sinto-me relaxado, em paz. Começo a reparar em volta e tento reparar em coisas que até agora me passaram despercebidas. No graffiti que adorna o muro velho e cinzento que separa o passeio e o local onde os animais agora descansam. Os carros que passam agora, com calma, pela estrada molhada e escorregadia. Reparo também em duas pessoas que andam calmamente, de cabeça baixa em direcções opostas. Até que em concentro na calçada esbranquiçada que se encontra por debaixo de mim a alguns metros de distância. Recuo instintivamente, pois o parapeito é demasiado baixo. Começo a fechar a janela, para me "proteger", criar uma rede de vidro que me protege de algo indefinido que me possa fazer cair.

Sorrio um pouco, pelo absurdo da situação. Não vou, não quero cair. Outra vez não. Sinto uma energia nova dentro de mim que hoje ainda não tinha sentido. Nem quando tinha acabado o trabalho… a velha sensação de recompensa que hoje esteve, estranhamente, ausente. Penso no futuro e estou a preparar entregar-me a um novo desafio. Tenho escrito até com alguma frequência, durante um pouco mais de dois meses a antecipar o que aí vem. E ainda não estou pronto – sei que vou reagir bem, que me vou refugiar igualmente no conforto de hábitos velhos e no desconforto do que ainda não conheço. Interrogo-me como, onde e quando te vou conhecer. Ando a percorrer uma lenta metamorfose que me vai deixar pronto para esse momento. Ainda não está completa, aliás, nem sei se vai a meio, no início, nos primeiros quinze minutos. Mas mantenho a esperança, pois no fundo sei que sou um romântico incurável.

Em algumas atitudes, pelo menos. Decidi premeditadamente não falar contigo hoje. Não sei porquê, mas estou a ver que precisava de passar um dia totalmente imerso nos meus pensamentos. Espero que não tenhas ficado aborrecida. Amanhã falamos.

(***)

Listening to: Dirty Three – Horse Stories.

Sem comentários:

Enviar um comentário