2009-09-18

E parece que sou um ESFJ

É engraçado, tenho de estar a escrever um texto reflectivo da minha experiência no mestrado que estou a fazer. Embora seja relacionado com tecnologia, processos, gestão de projectos, o que me entusiasma mais é, sem dúvida nenhuma, as questões relacionadas com as pessoas. "People Issues", "Soft-Skills", seja lá que conjunto de palavras pomposas para descrever este tópico complicado para muita gente.

Segundo um famoso teste de personalidade (são os Jung Tests) parece que sou uma pessoa deste tipo, em que leio um parágrafo que parece uma leitura de horóscopo escrita de uma forma genérica e positiva para agradar a toda a gente:

ESFJs are people persons - they love people. They are warmly interested in others. They use their Sensing and Judging characteristics to gather specific, detailed information about others, and turn this information into supportive judgments. They want to like people, and have a special skill at bringing out the best in others. They are extremely good at reading others, and understanding their point of view. The ESFJ's strong desire to be liked and for everything to be pleasant makes them highly supportive of others. People like to be around ESFJs, because the ESFJ has a special gift of invariably making people feel good about themselves.

Mas no fundo, páro para pensar e chego à conclusão que, em parte, a informação é correcta. Sempre tive necessidade de estar com pessoas, de sociabilizar em grupo, de conviver em comunidade. Não sei porquê, deve ser genético ou algo do género. Acho curioso e não me consigo rever nas pessoas que conseguem estar sózinhas dias inteiros sem falar com ninguém. Acho que dava em doido. Sim, claro isto é exagero, mas sei que quando estou só começo a percorrer desesperadamente os salva vidas modernos da aproximação: google talk, messenger, facebook, tweeter, telemóvel... começo pela tecnologia primeiro. Era mais raro ter coragem de ir para um bar, uma esplanada sózinho.

Comecei a fazê-lo nas férias. Foi um salto importante. Mas tive que te trazer atrás. Estás a servir de boia de salvação. E agora é contigo que escrever os meus pensamentos nesta fase de mudança da minha vida.

(***)

Brutal divagação entre trabalho e caracterização intrapessoal. É o que dá escrever o mesmo post em dias diferentes :)

Falei do teste porque me parece uma ferramenta porreira que ajuda na nossa autodescoberta. Algo que ando muito interessado em fazer agora.

(***)

Listening to: Muse The Resistance (2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário